sábado, 21 de outubro de 2017

Como comecei a correr?

Via amigas correndo que sempre me chamavam para ir junto. Minha tia também entrou na onda e me chamou pra um revezamento de 5 km no Autódromo. FUI, sem treinar... Nem andei no outro dia e entre andar e correr acabei o percurso em mais de 40 minutos. Isso foi em 2010.

Nem pensei mais no assunto, acabei enrolada nos anos seguintes com escritório, mestrado e filho, que nasceu em 2012. Em 2013 resolvi tentar de novo.

Nas primeiras corridas, fui pra pista de cooper do Ibirapuera, que tem pouco mais de 1 km e onde se corre na terra batida, sob as árvores. Fiz cinco treinos lá, tentando correr 3 voltas. A primeira vez, mais andei que corri... Na segunda também, na terceira idem e assim sucessivamente... O cansaço que tomava conta nos 300 metros iniciais continuava e deus, porque eu estava fazendo aquilo comigo?!?! Parecia tortura e que nunca iria passara dos metros e alcançar os famosos QUILÔMETROS.

Até que resolvi enfrentar a pista de 3 km, aquela asfaltada principal do parque. Morri nos primeiros 300m, e assim fiquei até completar 1,5km. Depois, apesar de super cansada, fiquei um pouco anestesiada. Devo ter feito meus primeiros 3 km em 30 minutos, trotando bem devagar.

Treinei por umas 3 vezes nela, até que um dia duas amigas, depois de darmos a volta de 3km, chamaram-me para conhecer a pista de 6 km (que beira o muro do parque e é de terra). Eu fui. Corri 9 km nesse dia... Em 1 hora e 40min, acho. Quase morri no outro dia.

Corria um pouco, fiz prova de 5 km, dessa vez em menos de 40 minutos. Acho que 35 minutos talvez. Engravidei de novo e parei, sendo que meu bebê nasceu em janeiro de 2015.

Em janeiro de 2016, iria pra Disney e uma amiga sugeriu de correr a meia maratona. Topei. Com 6 meses de antecedência comecei a treinar. Fiz os 5 km até conseguir terminar bem essa distância.

Na semana: dia treino de tiro (1 minuto na velocidade mais rápida que conseguisse, 1 minuto descansando - ou 1km na velocidade mais alta que conseguisse, 300m andando), um dia treino longo (o mais que conseguisse) e um dia treino de recuperação (lento, cerca de 30 minutos).

E assim fui, nos dias de treino longo comecei a subir 2 km a cada semana - 5 - 7 - 9 -11 (quando passei do 10 delirei) - 13 - 15 - 17... Até que cheguei nos 21 km. Corri a meia da Disney em 2horas e 16 minutos. A minha segunda meia neste ano, fiz em 2horas e 7minutos. Ainda treino quando dá, mas não tenho provas em vista.

Foi assim que comecei e hoje adoro. Mas demorei anos tentando esporadicamente até me ajustar e entender que era necessário foco e constância.

PS: Essa foi a minha história, e fiz tudo acompanhada por uma profissional de educação física que me indicava os treinos e com meu Polar pra controlar minha frequência cardíaca. Pelo amor, é só uma narrativa do que se passou comigo, com descrição dos meus treinos, mas só um profissional pra te indicar o caminho correto, ok?


Nenhum comentário:

Postar um comentário